INCLUI

Caminhos da ação educativa na brincadeira da criança com autismo: inclusão, intervenção pedagógica e formação

Caminhos da ação educativa na brincadeira da criança com autismo: inclusão, intervenção pedagógica e formação


Compreender o autismo é abrir caminhos para o entendimento do nosso próprio desenvolvimento. Estudar autismo é ter nas mãos um “laboratório natural” de onde se vislumbra o impacto da privação das relações recíprocas desde cedo na vida. Conviver com o autismo é abdicar de uma só forma de ver o mundo. É pensar de formas múltiplas e alternativas sem, contudo, perder o compromisso com a ciência e com a ética.
Vários autores defendem que o fato de as crianças com autismo normalmente não brincarem pode estar fortemente vinculado à falta de experiências com brinquedos e brincadeiras, e não apenas devido a fatores orgânicos. O componente social é visto como determinante no processo de desenvolvimento desses indivíduos, podendo favorecer ou empobrecer esse funcionamento, de acordo com as experiências que lhes são proporcionadas.
Com base nesse pressuposto, as crianças com autismo, assim como todas as outras, podem desenvolver capacidade para a atividade lúdica, desde que imersas no meio cultural, na vida social, nas experiências com outras crianças, brinquedos e brincadeiras.

FICHA TÉCNICA:

Organizadores: José Francisco Chicon e Ivone Martins de Oliveira
Editora: Encontrografia Editora
ISBN: 978-65-88977-43-9

Acesse gratuitamente: E-book Caminhos da ação educativa na brincadeira da criança com autismo (3553 downloads )
Adquira o livro impresso: Clique aqui.
Postado em: 01/12/2021

publicado
Categorizado como Livros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *